terça-feira, 5 de maio de 2020

A UNIÃO DOS ESCRITORES INDEPENDENTES (UEI) DE RIBEIRÃO PRETO CELEBRA SEU JUBILEU DE PORCELANA



E chegamos a 20 anos. Uma chuva fina se derramava sobre o primeiro dia do mês de maio, o terceiro milênio batia-nos à porta, era o ano de 2000. Naquela tarde de outono, um grupo de jovens poetas ribeirão-pretanos se juntava para exaltar a mais elevada das artes, a POESIA. Daquele encontro memorável, nasceu a União dos Escritores Independentes (UEI).
É oportuno salientar que a gênese dessa organização vem da experiência vivida por seus criadores nas oficinas literárias promovidas no Projeto Grandes Empresas na Literatura, desenvolvido nos três últimos anos da década de 1990, pela Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto, com a coordenação da poeta, historiadora e ativista cultural Cristiane Bezerra. Tal feito é a comprovação inequívoca de que o Poder Público pode, sim, ser fomentador cultural, bastando, para tanto, sensibilidade e vontade política.
O tempo passou... e lá se vão duas décadas de ininterrupta atuação em prol da cultura, com a revelação de novos talentos, a organização de saraus e a publicação de antologias, entre outras empreitadas igualmente dignas de louvor. Há, ainda, que se ressaltar as constantes buscas e trocas de conhecimentos que, sobremaneira, têm contribuído para o amadurecimento artístico e intelectual de todos os envolvidos, seguindo, assim, à risca os desígnios que nortearam o  planejamento dessa Organização: ser útil aos que desejam refletir sobre os matizes do pensar e do sentir neste miraculoso universo da palavra.
Nesse percurso, muitos intensificaram sua iniciação na arte da escrita poética, outros são antigos e conhecidos caminheiros da senda. Se estes merecem lisonja pela persistência, aqueles pela busca do aprimoramento. Certamente a UEI seria apenas mais uma sigla não fosse a dedicação e o companheirismo dos seus integrantes. A propósito salientou o velho Aristóteles, “Nada é tão próprio aos amigos quanto a convivência na igualdade da estima recíproca”, o que corrobora a nossa convicção de que a amizade é, assim como a poesia, das experiências humanas a mais sublime. 
Parabéns, UEI, pelo seu jubileu de porcelana! Em breve, esse marco singular será celebrado com o lançamento de mais uma antologia.
 
Por João Nery

Nenhum comentário: