terça-feira, 5 de maio de 2020

UEI - HISTÓRICO – RESUMO


                         

A UEI – União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto -, entidade cultural-literária, tem como idealizadores os poetas JOÃO NERY PESTANA e JOSY AMÂNCIO e a parceria de vinte membros fundadores. A ideia nasceu durante o projeto Grandes Empresas na Literatura, oficinas literárias realizadas por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, nos anos de 1998 a 2000. Encerrou-se o projeto, e alguns idealistas do grupo formaram entre si uma nova parceria, nascendo a UEI, que acaba de completar 15 anos, nesse tempo desenvolveu um trabalho de grande valor dentro da cultura ribeirãopretana, envolvendo as artes, e de um modo especial, dentro da literatura.
    Fundada oficialmente em primeiro de maio do ano 2000, já realizou inúmeros projetos: lançou em 2015 sua Sétima antologia, sempre reunindo autores de Ribeirão e região com textos ricos e que demonstram evolução. Projeto Paz e Poesia, com idealização da poetisa Cléo Reis, Projeto Música e Poesia, Projeto Sarau no Coreto. Em 2003 lança como pioneira em  Ribeirão um CD de poesias que tem por título Poemas de Amor, na voz dos radialistas Luiz Schiavone e Márcia Heloísa. Realiza suas reuniões mensais, quando seus membros se dedicam ao estudo da literatura como um todo: teoria e prática.
   Os membros participantes da UEI, alguns são antigos   caminheiros da senda, outros que chegaram, sentiram- se em casa e ficaram. Comungando os mesmos ideais, hoje, navegam nos mares doces e  serenos das artes em geral. Sob o comando de uma diretoria competente onde a presidente é a escritora Helena Agostinho, o vice presidente o escritor André Luiz da Silva, e a secretária Leda Pereira.


texto: LEDA PEREIRA

Nenhum comentário: